GameHall.Com.Br :: Old School Gamers » TILT online: 10 anos
TILT online: 10 anos

Postado por GameHall em segunda-feira 19 fevereiro 2007 as 21:38


Conheça um pouco sobre o começo da TILT online e o que pretendemos fazer de agora em diante

Por Renato Degiovani

Foi na manhã dia 15 de fevereiro de 1997, meio apreensivo e com muita expectativa que levei até a sede do provedor de acesso a internet (recém inaugurado na cidade) um disquete com os arquivos da TILT online. Meia dúzia de páginas, algumas gifs, propaganda dos jogos comercializados pela PRO KIT e mais nada.

Como já estava previamente combinado com o pessoal técnico do provedor, fui até a sala do servidor, criamos uma pasta no HD e transferimos o conteúdo do disquete. Pronto, entrava "no ar" (ou melhor, no ciberespaço) o primeiro site brasileiro dedicado à criação de jogos. Era algo totalmente novo, mesmo para quem já estava calejado de atuar no mercado editorial de programação, de desenvolvimento de jogos e principalmente de experimentos com a leitura em meio eletrônico.

Foi por volta de 1984, com os primeiros experimentos do videotexto, que pude ter acesso ao conteúdo eletrônico. A interface para leitura era ainda precária, em função da baixa qualidade dos televisores da época (não existiam os monitores como os conhecemos hoje e todo computador era, de um jeito ou de outro, ligado a uma televisão).

Na mesma época iniciei as tentativas de distribuir conteúdo via fita cassete. Mais tarde vieram os disquetes de 5 1/4, os de 3 1/2 e os CD roms. Paralelamente experimentei a criação e distribuição de conteúdo eletrônico via BBS, uma espécie de ensaio para o que seria mais tarde feito na internet.

Durante os últimos 6 meses do ano de 1996, planejei cuidadosamente como adaptar toda aquela experiência com mídia eletrônica para a nascente web, com suas páginas HTML e as possibilidades de distribuição por download para os jogos e programas. Um mundo novo estava se abrindo e enterrando para sempre o modelo de publicação de programas por listagem dos fontes (modelo esse que já se mostrava impraticável no final dos anos 80).

Nesses 10 anos evoluimos bastante. A TILT cresceu em quantidade e qualidade, lançando apenas 4 meses após a sua criação o club TILT. Junto com ele, talvez pela primeira vez no Brasil, o conceito de conteúdo original pago ("crime" este pelo qual recebo críticas até hoje).

Do que foi planejado lá em 1997 somente uma coisa não consegui realizar plenamente: uma maior dedicação e tempo ao desenvolvimento de adventures.

É esse justamente o compromisso que assumo para os próximos 10 anos: de agora em diante, além do conteúdo normal, os adventures serão prioridade na TILT. Principalmente dentro do novo modelo de jogo interativo, participativo e online.

Para marcar bem o compromisso, iniciamos agora o remake do Serra Pelada, junto com o novo release do editor de adventures interativos (1.0k). Em breve todos os nossos adventures estarão disponíveis neste novo formato.

:: Para saber mais, acesse: TILT online

Via Gamereporter


Avalie esse Artigo
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento!)
Loading ... Loading ...

Gamecards



This website uses IntenseDebate comments, but they are not currently loaded because either your browser doesn't support JavaScript, or they didn't load fast enough.

No comments have been added to this post yet.

Leave a comment

(obrigatório)

(obrigatório)


Information for comment users
Line and paragraph breaks are implemented automatically. Your e-mail address is never displayed. Please consider what you're posting.

Use the buttons below to customise your comment.


RSS feed for comments on this post | TrackBack URI

 
 
 

últimos comentários

  • granrs78: Quando vi pela primeira vez essa abertura fiquei de queixo caido na época, pois o jogo Sonic...
  • granrs78: Jogo muito legal, principalmente a versão do 3DO, que eliminava os pixels da baixa...
  • granrs78: Parabéns por resgatar os games do saudoso Sega CD. Gostaria que vc fizesse uma matéria com o...
  • helisonbsb: clássico dos clássicos!!!!show
  • Bleach Hentai: yay for the voice actors
  • Rodrigo Bazílio: Bom artigo. Graças a iniciativas assim, temos um banco de dados excepcional sobre games de...
  • ezhanebrand: Ugg classic short That big one just a few months cried, his eyes sparkling tears still hanging look,...
  • ezhanebrand: cheapest jerseys Tongbao Jun rush over, they see clearly, Shizhen immediately squat down, regardless of...
  • ighor: como se vira o super gorgeta eu nao sei vira augen sabe o jogo e dragon ball z budokai tenkaichi 3 no ps2
  • ighor: como se vira o super gorgeta no jogo dragon ball z budokai tekaichi 3

trackbacks:

 
usuários mais ativos no momento
    Video Games Blogs - Blog Top Sites Video Games blogs Video Games Business Directory - BTS Local blogaqui? Pingar o BlogBlogs
     

                Pensamento Gamer

    Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes