Final Fantasy XIII

Hora de explicar a todos o porquê de dedicar parte do espaço deste blog ao jogo Final Fantasy XIII, um dos lançamentos mais aguardados para o Playstation 3 (PS3), junto com Metal Gear Solid 4. E como esta semana está sendo a semana da E3, decidi comentar um pouco sobre este jogo (apesar de que iniciei este texto há mais de 2 meses e só terminei hoje).

Também, este game já tem um hype (segundo Sérgio Rodrigues, a palavra hype é “badalação excessiva, propaganda injustificada; histeria, zunzum ou falatório promovido com intenções comerciais em torno de um produto, modismo ou pessoa”) enorme na comunidade. Qualquer tópico que saia no fórum do UOL Jogos ou qualquer notícia relacionada sempre gera discussões enormes. Qualquer imagem acaba sendo comentada em fóruns e blogs. Ou seja: é moda falar sobre o jogo. E acabo acompanhando esta tendência.

Um dos motivos de postar sobre o jogo é justamente por ser um Final Fantasy. A série Final Fantasy é uma seqüência de jogos que fizeram história, e como eles fazem sucesso, a empresa continua a fazer os jogos, aproveitando uma marca que hoje está forte. E também a Square-Enix (na época dos primeiros jogos era Squaresoft) sabe que ela tem que criar jogos bons para que ela continue na ativa.

No meu caso, eu já joguei outros Final Fantasy, como o Final Fantasy VII, o VIII, o IX e o VI (e atualmente estou terminando de jogar o Final Fantasy XII). E esta série tem alguns elementos que conseguem conquistar o jogador, como o enredo consistente, complexo e a sua dificuldade (não tanta no andamento normal, mas difícil em algumas sidequests), além de que seus jogos tem um tempo de vida útil maior. Os seus jogos são longos, e qualquer um deles pode demorar, no mínimo, mais de 40 horas de jogo para que o jogador possa terminar (zerar) o jogo. Se o jogador tenta terminar o jogo com todos os segredos possíveis, o tempo de jogo aumenta, e pode passar de 60,70 horas de jogo (o Final Fantasy XII foi o primeiro jogo que passou das 100 horas de jogo! Fora que eu ainda tenho muito jogo pela frente). E muitos jogadores gostam disso, gostam de jogos longos.

Mas vamos voltar a falar do Final Fantasy XIII. Antes de mais nada, a gente tem que saber que existem poucas informações sobre este game (até o fechamento deste post). A primeira informação divulgada foi o trailer que foi divulgado ano passado, na E3:

Trailer de Final Fantasy XIII

Link para ver o vídeo no Gamevideos.com

Quando eu vi o vídeo (recomendo ir no segundo link e baixar o vídeo pro seu HD), eu fiquei de queixo! E aí, com o vídeo, surgiram as primeiras imagens do jogo. Quem não fica animado vendo imagens tão realistas? Eu fiquei muito animado, fora que o trailer acima é espetacular.

Algumas imagens (Fonte: UOL Jogos):

Scans (já postadas aqui no blog):


E também não é só isso. A Square mesmo afirmou que este jogo fará parte de um projeto maior, o Fabula Nova Cristallis: Final Fantasy XIII, um projeto que promete 10 anos de Final Fantasy XIII.

Segundo o preview do UOL Jogos, deve sair mais games, como o Final Fantasy Versus XIII e o Final Fantasy Agito XIII. O primeiro promete ser um game de ação, e o outro será um game para celular, que ainda não tem muitas informações disponível na internet.

Algumas imagens de Final Fantasy Versus XIII (Fonte: UOL Jogos):

Assista também o trailer de Final Fantasy Versus XIII

Imagem de Final Fantasy Agito XIII:

Além destes Final Fantasy, já vi rumores de que tem mais 3 games, totalizando 6 jogos da saga, e um deles se chamará Final Fantasy Haeresis XIII.

Produtora registra logotipo de “Final Fantasy Haeresis XIII”

Dá para perceber também que alguns detalhes básicos do jogo me interessaram, como o ambiente futurista, o sistema de batalhas que pode deixar o jogo com mais ação (eu gostei do sistema do Final Fantasy XII, mas ainda assim tem muita coisa que poderia melhorar). O Finalboss e o Final Fantasy Brasil também tem matérias interessantes, com alguns detalhes do enredo do jogo:

Final Fantasy XIII: Lançamento ainda distante, mas os detalhes chegam sempre primeiro

Final Fantasy XIII

E como a E3 está acontecendo esta semana, qualquer informação interessante pode surgir, apesar da produtora ter afirmado que não possa sair nenhuma informação deste game na E3. Pelo menos tem a Tokyo Game Show, que acontecerá no segundo semestre.

Durante o ano, sempre vou postar novidades sobre este game, já que estou depositando uma enorme expectativa no game. Só espero não me decepcionar com o game, já que pretendo entrar na nova geração dos games em 2008, comprando um Playstation 3.

Rodrigo Flausino

Desenvolvedor de software, atualmente como freelancer e trabalhando em casa. Meio ranzinza de vez em quando, mas é gente boa. Vivia reclamando. Gamer quase hardcore. Tem um PS2, um PS3 e um PC razoável que roda games atuais!



Notícias e Posts Relacionados



No Responses

  1. Allan disse:

    sei q naum tem nada a ver com final fantasy 13 mais quero dicas do ps2 final fantasy 12 alguem pode me ajudar existem trapaças truques para ganha hp infinito poçoes infinitas ou coisas do tipo se puder me ajudar por favor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>