Dissecando o trailer de Uncharted 3

Enquanto não temos notícias novas a respeito do jogo, que tal revisitarmos o trailer que já saiu e procurarmos por algumas pistas ali, para tentarmos entender e quem sabe palpitar sobre o que teremos no jogo. O vídeo é curto, mas é cheio de referências a eventos históricos, então, primeiramente reveja o vídeo:

A citação que Nathan está falando é “Todos os homens sonham, mas não da mesma forma. Os que sonham de noite, nos recessos poeirentos das suas mentes, acordam de manhã para verem que tudo, afinal, não passava de vaidade. Mas os que sonham acordados, esses são homens perigosos, pois realizam os seus sonhos de olhos abertos, tornandoos possíveis.”

Essa frase é de Lawrence da Arábia, retirado do livro Os Sete Pilares da Sabedoria, que é um livro autobiográfico do arqueólogo. Sim, Lawrence da Arábia era arqueologo, escritor e militar. o livro conta a ação árabe na derrubada do Império turco Otomano. O livro originalmente conta a guerra, mas podem ser que usem passagens da época em que o autor era arqueologo as margens do rio Eufrates. O livro inclusive está sobre a mesa, embaixo dele uma mapa da árabia e uma foto dele e recortes de jornal sobre o acidente de moto que tirou a vida do explorador.

No primeiro diário que aparece, a esquerda no vídeo, temos os nomes de Thomas, Philby e Thesiger. Quem seriam eles, basta colocar no google.com que temos as respostas rapidamente. Bertram Thomas foi o primeiro ocidental a atravessar o deserto de Rub’al Khali (provavelmente o deserto que Drake caiu com o avião), St. John Philby também atravessou o mesmo deserto, e junto com Thesiger Wilfred. Ou seja, o deserto é óbvio, até pelo trailer, que é parte importante da trama.

O símbolo acima, que aparece na mesma página do diário, em muitos sites dizem que remete ao Pentagrama de Salomão, um símbolo mítico que está no livro de Dan Brown “O Símbolo Perdido“. Segundo o livro, o símbolo, ou a chave, teria o poder de proteger o dono dos perigos e permitir evocar demônios, espíritos e até falar com animais.

Algumas libras e passaportes que parecem ser americanos, isso pode significar que teremos alguma passagem por Londres ou nos E.U.A.

Outro ponto interessante, é o post-it acima com os termos: “Ubar Wabar”, “Iran of the Pillars” e “City os Brass”. Ubar ,Wabar  e Iran of the Pillar são nomes dados a uma cidade perdida no deserto chamada de Atlantida das areias. Já “City of Brass” é uma história que está no livro As mil e uma noites, e ela conta a história de uma grupo de viajantes que procurava por um navio de bronze do rei Salomão (olha ele denovo), e acabaram chegando a uma cidade perdida.

As duas imagens acima são do mesmo símbolo, conhecido como Monas Hieroglyphica e segundo o livro que tem esse mesmo nome, do escritor John Dee, é o símbolo que expressa toda a unidade mística da criação.

Também tem várias referências aos jogos anteriores, um punhal árabe, no canto esquerdo um mapa que parece ser o da França, possivelmente uma fase por lá, e vários notas um tanto quanto ilegíveis. Bom, uma coisa é clara, a Atlantida das Areias é o nosso objetivo e teremos muitas locações para visitar.

Sérgio Lopes

Analista de sistemas, trabalha com desenvolvimento para web a mais de 10 anos. Tem um Playstation 3, um Nintendo Wii e o Playstation 2.



Notícias e Posts Relacionados



  • http://twitter.com/gabriel_dalla @gabriel_dalla

    Muito boa a matéria sobre Uncharted 3 ….. Me faz querer casa vez mais este jogo…. Afinal o que seria de nos sem um Uncharted novo para ficar noites em claro….com ctz vai ser o melhor jogo do ano assim com foram os outros da serie …. Mal posso esperar

  • Marcello

    Muito bom, esse promete ser melhor que os dois primeiros.

    PS: Esse último símbolo a primeira vez que vi no trailer achei que era um bonequinho pulando hahahahahaha

  • http://twitter.com/iltonjr @iltonjr

    É impressão minha ou eu li exatamente a mesma coisa na "Dicas & Truques para PlayStation" desse mês? :P

    • Pesset

      Isso eu duvido.

    • Sergio Lopes

      Na verdade não, o post foi uma interpretação do vídeo, http://www.youtube.com/watch?annotation_id=annota… e acabei complementando com algo da revista playstation deste mes. Mas tem uns erros ali, por exemplo, eles citam o livro, a chave de salomão, mas a referencia eu achei no livro do Dawn Brow, inclusive eles citam o simbolo como sendo o pentagrama de salomão, e o video da ign discorda disso, e comparando imagens, eu também discordo, mas só o tempo ira dizer

  • Duende

    Corrigi ali em cima o simbolo não é um pentagrama, e sim um selo para selar algo, pentagrama é uma estrela de 5 pontas.

    Aquele selo o Rei salomão usou para selar a arca que ele prendeu 72 demonios.