Bad Trip: Fighting Force (Playstation, Nintendo 64)

Saudações aos marombeiros.

Apresento-lhes no texto de hoje o horrendo Fighting Force, um joguete deveras especial, pois provavelmente foi o pior game de ação que tive contato em minha vida. Acompanhem.

Se teve um gênero que que sofreu bastante com a transposição da perspectiva 2D para o 3D nos videogames, foi o gênero da ação, ou se preferirem, os “beat’ em’ up”. O estilo teve seu auge entre o final dos anos oitenta e inicio dos anos noventa do século passado, com aqueles clássicos eternos como Double Dragon, 1,2 e 3, Final Fight, Captain Commando, Cadillacs & Dinosaurs, The Punisher, TMNT: The Arcade Game, Turtles in the Time e The Manhattan Project; The Simpsons, Spider Man, Streets of Rage 2 e por aí vai. Entretanto, quando os polígonos e as texturas passaram a ditar as regras dentro dos projetos de jogo, os velhos e bons jogos no esquema “bata primeiro e perguntar é o c*%$#&” caíram em desuso. Uma lacuna permanceu, a espera de um título que conseguisse levar essa temática para o eixo z.

Foi aí que os gênios da Core e da Eidos, os mesmos por trás das atrocidades conhecidas pela constrangedora série Tomb Rider, resolveram criar um game de ação 3D. Foi aí que surgiu o péssimo Fighting Force, joguete que avacalhou o gênero e que teria feito os heróis dos melhores games desse universo corar de vergonha, caso existissem. Mais ou menos na época em que essa bomba foi lançada, um colega meu me convidou para umas partidas de seu novíssimo console, um Playstation recém saído da caixa. Entre os piratinhas já adquiridos, havia um singelo disco de fundo preto com uns demos, e resolvi ver o que tinha lá. Entre umas partidas de um divertido game de shooter espacial que não me recordo o nome e Parappa the Rapper, lá estava o Fighting Force para estragar minha animação.

Mesmo em demo, o game era ruim desde até tela de loading até o fim. O design era pavoroso, com um visual que seria horrível até se comparado com os piores filmes de ação possiveis. O péssimo gosto era geral e todas as escolhas estéticas foram as piores para esse tipo de jogo. Tecnicamente, os gráficos eram aceitáveis para o padrão Playstation, embora texturas tremidas e borrões e estouros de pixels aparecessem a toda hora, mas o pior mesmo eram os cenários vazios e mal planejados, com áreas enormes e sem o menor porquê de serem assim. O design de personagens era no máximo mediocre,haja vista que os personagens a disposição do jogador eram genéricos e totalmente sem graça, sendo que podiam ser facilmente confundidos com os bandidos comuns desses jogos.


A ruindade em sua glória

A movimentação dos bonecos era risível, tudo muito duro e desengonçado, mesmo as personagens femininas, que na melhor das hipóteses corriam como se fossem travestis trincados de pó. Pior que uma delas se chamava Alana, nome que serviria bem mais para um cavalo de corrida. Ao contrário do que ocorria nos melhores do gênero, em Fighting Force não haviam golpes especiais nem combos interessantes, golpes em combinação, nada. Era só uma bateção de braço mongolóide, que me lembrava brigas de orangotangos. Junte isso a uns bugs aqui e umas porradas que pegavam meio esquisito a depender do ângulo, e podemos definir a experiência geral desse jogo. As músicas e efeitos sonoros eram muito ruins e nem pareciam que foram feitos para um jogo profissional, muito abaixo do que eu costuma ver em outros games do Playstation.

Por se tratar de um demo, resolvi posteriormente dar uma chance a essa bomba, em vão. Fighting Force é a vergonha dos jogos de ação, uma mancha na história dos games de porrada. Em 1999 ainda perderam o tempo de lançar essa estrovenga para o Nintendo 64, que tal qual a versão PSX, foi impiedosamente massacarada pela crítica e por aqueles que perderam o tempo jogando aquela gororoba. Acho que teve também um Fighting Force 2 que merecidamente deve ter ficado no limbo, de onde jamais deverá sair.

Se querem uma porrada de verdade, procurem os clássicos, ou se tentarem algo mais recente, dêem uma olhada no remake de Double Dragon lançado para o GameBoy Advance. Se o negócio é porrada de qualidade, deixem com os profissionais. Melhor do que os orangotangos desengonçados.

André V.C Franco/AvcF – Loading Time.

40 Comments on "Bad Trip: Fighting Force (Playstation, Nintendo 64)"

  1. Tchulanguero disse:

    Esse primeiro eu nunca joguei, mas o dois eu tenho porque veio com o meu Dreamcast quando comprei de um amigo meu. Eu juro que eu tentei jogar ele umas duas vezes mais não deu.

  2. Rud disse:

    Sinto muita falta de beat’ em’ ups. No VC tem alguns pra matar a saudade, mas queria mesmo novos jogos. No PSX, Gekido não fez feio, em minha opinião. E Fighting Force realmente é tosco demais.
    Tem um jogo pro DS que chama “Tokio Beatdown”… Pena que a empolgação dos vídeos não se manteve quando o joguei =/

  3. Andy Bell disse:

    E o Final Fight do PS2? Consegue ser pior que esse aí. Pra quem tem: usa o cheat para jogar a versão original 2D. Pra compensar a frustração.

  4. Allan disse:

    um dos meus generos favoritos, por oferecer porrada com coop, algo bem raro…dos antigos eu posso recomendar o dungeons e dragons para arcade, baixe o emulador e jogue, eh um dos melhores, tem niveis de personagem e tudo mais…os mais recentes q eu joguei e gostei foram zombie revenge, do dreamcast, q eh otimo e vale a pena jogar num emulador para quem naum tem o videogame, e uma serie chamada gautlet legends, joguei do dreamcast e gostei, e vi um video do novo para xbox e parecia excelente! atualmente o genero tah em baixa, mas eh justamente oq o seal malstrom disse (q poder ser lido no ultimo post), os Vgs novos querem ser computadores com shooters, e o estilo verdadeiro q os VGs tinham tah sumindo, como os jogos de ação e arcades…o sean malstrom tah abrindo meus olhos, hauhauhauah

  5. vinicius disse:

    nessa época teve o Guardian Heroes que foi um dos melhores jogos que já joguei até hoje..

  6. avcf disse:

    Guardian Heroes é do Saturn, né? Nunca joguei esse, mas já vi vários sites citando esse jogo.

  7. roger disse:

    Me lembrei de um tão “bom” quanto esse: Gauntlet Dark Legacy. Tenho a versão Game Cube, e me arrependo de ter gasto meus pobres reais nessa coisa.

  8. NitroxxBR disse:

    eu gostava desse jogo
    XD
    fala mal dele nao rapá!

  9. avcf disse:

    O jogo não deixa de ser ruim por isso. Eu gostava de Batman Forever no Snes, mas isso não fez o joguete deixar de ser mediocre…

  10. NitroxxBR disse:

    eu falo isso pq era o unico jogo q eu jogava com a minha irma que nao se encontra mais conosco :( /cry

  11. Tchulanguero disse:

    Jogo que tentou trazer um pouco do “espírito” desses jogos foi Power Stone. Aquela “fase” antes do chefe final no dois é perfeita. Outro da Capcom também que é próximo é Devil May Cry, apesar das armas, quebra-cabeças e afins, pelo menos a pancadria rola solta sem muitas complicações.

  12. Allan disse:

    eh, devil may cry lembra bastante o genero , e onimusha tmb, e talvez ateh dinasty warriors, mas todos saum um poco diferente do genero soh porrada XD e power stone eh com certeza um dos melhores q jah joguei, mas naum eh desse genero, pq eh soh lutas em rounds msm, sem historia…e lembro mto bem do chefão gigante gritando umas coisas bizarras em japones quando morria, zerei tanto q eu sei ateh imitar ele hj em dia…ah, soh mais uma coisa, e aquele fase do elevador, eu adorava subir ateh o fim e arrebentar a aranha XD hauahuahuahua, mto bom, deviam lançar um 3 , eu compraria o VG q lançassem soh para ficar jogando XD ( e de preferencia em ingles, nunca consegui entender como criar as armas por causa do japones…)

  13. Allan disse:

    esqueci de uma coisa, batman forevers eh ruim???po , eu adorava…tudo bem q tem umas opções (aquela antes de começar a fase de escolher item) q eu NUNCA entendi como funcionava, ou se funcionava…ahuahuahaua…e tem aquele ring de luta bem porquinho mas q dah pro gasto…mas o principal do jogo era mto bom , sair dando porrada como o batman nas fases XD

  14. roger disse:

    Grandes alternativas pra quem ainda tem um snes, ou emuladores: maximum carnage e separation anxiety.

    Gosto pacas do spider man, e de jogos hack n´slash, e me diverti demais com esses games. :D

  15. avcf disse:

    Um de porrada que joguei bastante no Snes e não é muito conhecido era o The Ninja Warriors.

    E Nitroxx, não tinha como saber disso sobre sua irmã, mas se o ofendi, não foi essa a intenção.

  16. NitroxxBR disse:

    PEGADINHA DO MALANDRO
    PITI PATA PUPU
    ahshASHaoDSHOA

    “E Nitroxx, não tinha como saber disso sobre sua irmã, mas se o ofendi, não foi essa a intenção.”

    XD

    zuera avcf XD

  17. NitroxxBR disse:

    XD
    vou me esforçar para ser engraçado
    vo fazer o Cool Vibrations do Street Fighter Alpha 3
    uns dos jogos que eu mais joguei no meu antigo PS

  18. Allan disse:

    naum eh aquele SF 3d naum neh? pq se for foi o unico de toda a serie q eu naum gostei…

  19. NitroxxBR disse:

    Allan disse:
    “naum eh aquele SF 3d naum neh? pq se for foi o unico de toda a serie q eu naum gostei…”
    não
    o st 3d se chamava st EX ALPHA PLUS

  20. Allan disse:

    AHHH bom, entaum vale a pena XD bom, queria recomendar algo para os fas de SF, http://amit.dabydeen.com/mugen.html esse blog o cara eh um maniaco do mugem e conseguiu fazer o jogo Super Street Fighter 2 Turbo HD Mugen Remix (do xbox 360 e ps3) para jogar no pc, o jogo tah mto bom, jah estou viciado XD para quem curte SF eh indispensavel!

  21. vinicius disse:

    Guardian Heroes é do Saturn mesmo..indispensável!!pega ele pra jogar e te garanto que não se arrependerá!!

  22. Tião disse:

    “mesmo as personagens femininas, que na melhor das hipóteses corriam como se fossem travestis trincados de pó”..
    Hahahahaha ótimo isso

  23. roger disse:

    Devil kings (ps2)!!!

    Jogaço, e o melhor é fatiar batalhões inteiros em combo.
    O jogo é pobre em tudo que é quesito de avaliação, mas como eu me divirto com ele…

  24. Allan disse:

    watchmen the end is nigh eh o mais novo beat em up q lançaram…parece q eh divertido, mas repetitivo…se mesmo assim vc naum se incomodar e quiser senter porrada em alguem, com graficos lindos e personagens do watchmen (coruja e rorschach!) , aproveite, tem para pc e todo o resto…

  25. Flávio disse:

    Esse eu lembro, joguei um pouco mas realmente é uma m=$&@, tinha um na época que era até competente, mas não lembro o nome, lembro que parecia uma anime

  26. tenho ps2 e n64 eoutros video games da minha clecao mais jogo mas on64 ele e muito bom vou cmprar um transfer pack ecomprar pokemon stadiam2 e tambem mortal kombat trylogy sou colecionador e vou completar a minha colecao

  27. vaguener2 disse:

    Ninja Warriors do snes era horroroso, mas muito legal de jogar, no começo eu só ia com o grandão mas depois que descobri que a ninja menina consegue pular de volta das voadores eu comecei a bancar o NEO nas lutas… cheguei a acertar 13 caras sem cair no chão (meu recorde até hj)… pena que era só 1 player :( o melhor de porrada do snes pra mim (sou colecionador de fitas) é o rushing beat, o último, aquele que vc pode acertar os caras antes deles cairem no chão e até mesmo deitados, adoro e rolo de rir…

    Já o Fighting force do 64, esse jogo de quebrar os caras da osmoze (aquela marca de roupas, repare só a logomarca que aparece no jogo todo e a logomarca da osmoze… idênticas) eu jogo as vezes em multiplayer, é o único que eu tenho que dá pra juntar a galera e arrebentar em parceria… é bem legal usar ataques especiais de pulo pra salvar os amigos das encrencas… e tem o back punch que sempre emenda sequenciaqs pra tras… demora mas dá pra pegar o jeito… concordo que o jogo é podre, mas não posso negar que é legal de jogar de galera.

  28. Trouble Man disse:

    Fighting Force era ruim quando saiu, é ruim hoje e será ruim prá sempre – um lixo!!! :S

    Me lembro de quando essa tranqueira saiu no mercad, pensei “ééé… de fato essa quinta geração não valerá um vintém…” – e não é que (tirando um ou outro escasso jogo fodão) eu acertei em cheio? E a(s) seqüência(s) não serviu prá nada também…

    Ô falta que a gente sente de verdadeiros Final Fights, Bare Knuckles (Streets Of Rage), Double Dragons, entre outros…

  29. Daniel Marduk disse:

    Crisis Beat é um jogo do gênero que me agrada bastante, e é constituído por gráficos poligonais. Dá um pau violento em Fighting Force.

  30. Trouble Man disse:

    Mas qual jogo não dá um cacete no Fighting Force?

  31. Artur disse:

    Poxa, eu adoro Fighting Force 1 :( Era divertido jogar em multiplayer com a única função de seguir adiante ! Sinto falta de jogos assim pra jogar com meu pai, pois ele é deficiente visual e os multiplayers modernos dividem a tela ou possuem muitas coisas, o que impossibilita que ele jogue :(

  32. Lais Melo disse:

    Oi alguem poderia me ajudar? procuro um jogo, mas não sei o nome. Lembro que o jogo se passa no futuro, vc controla um rapas loiro de jaketa vermela, se não estou errada, ele esta em uma espece de avião e quando chega ao aeroporto, vc dece umas escadas rolantes e enfrenta um cara que se transforma e fica azul ou verde, ai seu personagem se joga pela janela e vai nadando até uma cidade…. o jogo é mais ou menos isso, se puder me ajudar eu ficarei muito grata. Obrigada

  33. George Sadat disse:

    @Lais Melo Ajudaria muito se vc soubesse para qual console esse jogo pertencia!

  34. Lais Melo disse:

    Desculpa esqueci de colocar, é para playstation1.

    Obriga

  35. George Sadat disse:

    Vixe Lais, agora complicou pelo fato da lista de games do PS1 ser gigantesca e nem de longe fui um jogador assíduo de PS1 =/ Quem sabe não aparece um iluminado que jogou esse game no blog no futuro?! Boa sorte!

  36. Ariel disse:

    ei alguem sabe dizer c tem algum codigo para o jogo digimon word 3 ps1 ,..valeu.?

  37. Pedreiro de Plástico disse:

    Deletem o post acima do meu, please. E o meu tb.

  38. Trouble Man disse:

    @Daniel Marduk: pelo que eu vi no vídeo esse Crisis Beat é bacana sim (e bem melhor que o Fighting Force). poderia tranqüilamente ter saído para Nintendo 64 – a menos que o jogo fosse exclusivo para PSOne, ou algo assim…

  39. Alexandre disse:

    Esse jogo realmente é muito escroto,tentei jogar ele muitas vezes mais sempre me dava raiva ver aquele cenário mal feito com personagens ridiculos e um grafico de merda .-.

Got something to say? Go for it!