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The King of Fighers 2002



Logotipo KOF 2002

SOBRE O JOGO

RESUMO

Este jogo é uma versão comemorativa da série The King of Fighters, não dá continuidade à história do jogo e não possui finais diferenciados para os trios originais.

Possui características exclusivas da versão onde uma barra de especial pode ser ativada possibilitando inúmeros combos.

A ajuda de STRIKERS que era a sensação da versão anterior (KOF 2001) foi extingüida.

MODO DE JOGO

Esse é um jogo de luta em 2D. Você pega um time de 3 lutadores, qualquer que seja. Para vencer, simplesmente Nocauteie todos os 3 membros do time contra quem está lutando.

Na luta, se um lutador do seu time é nocauteado, o próximo lutador entra em cena. Isso vai até os 3 lutadores do seu time forem nocauteados. Você pode escolher a ordem dos seus lutadores antes da luta começar.

DRAW GAME (EMPATE) ocorre quando a energia dos dois personagens que estão "em cena" acaba ao mesmo tempo. Se não forem os últimos dos dois lados, ambos perdem. Se um deles for o último, o jogador que o controla perde a vez. Se os dois forem os últimos, um round extra acontece onde cada jogador tem apenas 25% da energia total e, se acontecer um DRAW nessa última luta, o jogador do CONTROLE 1 (esquerda) leva a melhor.

CONTROLES

MOVIMENTOS DO JOYSTICK

De frente para a direita, ao contrário quando estiver de frente pra esquerda

  • Cima: Salto direto pra cima
  • Cima direita: Saltar para cima do oponente
  • Direita: Move para a direita
  • Baixo: Abaixa
  • Baixo esquerda: Bloqueio defensivo abaixado
  • Esquerda: Move para a esquerda/bloqueia
  • Esquerda cima: Salta para trás
  • Diagonal baixo-trás, diagonal cima-frente: Super Pulo

FUNÇÃO DOS BOTÕES:

  • A: Soco Fraco
  • B: Chute Fraco
  • C: Soco Forte
  • D: Chute Forte

MOVIMENTOS BÁSICOS

BLOQUEIO

O elemento mais importante do jogo, e mais "garante ficha" no geral. Segure para "ESQUERDA" se estiver posicionado no lado esquerdo, e vice versa para bloquear.
Bloqueio significa que você não tomará danos de ataques normais como socos e chutes. Se você bloquear um ataque especial ou de super desespero, você tomará um pequeno dano.

AGARRÃO

Para agarrar o oponente, vá para perto dele, segure esquerda ou direita, aperte e segure Soco Forte ou Chute Forte (isso depende do personagem). Um agarrão pode ser revidado caso o seu oponente aperte o mesmo botão que você usou para agarrá-lo (C ou D).

Agarradas causam uma boa quantidade de dano. Os seguintes personagens podem agarrar no alto: Yuri, Mai, Clark, Leona, Athena e Benimaru

PROVOCAÇÃO

Aperte START quando estiver longe do seu oponente. Se você apertar a provocação, estará sujeito a ser atacado abertamente, entretanto pode simplesmente cancelá-la apertando qualquer botão ou direção no controle.

Provocação tem a finalidade também do seu inimigo copiá-lo! "Oh não, eu fui provocado! Vou provocá-lo também!" (Só funciona em jogadores humanos!).

BARRA POWER/ESPECIAL

Apertar B+C (ao mesmo tempo) ativa uma barra, se houver uma ou mais no estoque. Esta barra vai esvaziando aos poucos mesmo que não seja utilizada e atival o cancelamento de golpes em outros golpes (isso acelerará o esvaziamento da tal barra), permitindo assim, realizar combos maiores.

Com a barra ativada, os golpes passam a tirar um pouco menos de life do oponente que o normal.

Essa barra vai enxendo ao decorrer da luta. Quando você bate, quando apanha ou quando defende algum golpe do adversário.

Algumas demonstrações de combos ativando a barra estão disponíveis na área IMAGE COMBOS do site

ESQUIVA:

Aperte A e B juntos. Isso permite que você desvie de ataques e a projéteis (magia).

Se combinar o comando com TRÁS (Jogador 1) o personagem desvia para trás, e se for feito dois toques para FRENTE antes do comando, ele desvia para frente numa distância maior.

AVANÇO DE FUGA

Aperte rapidamente 2x para TRÁS, ou para FRENTE, para correr um pouco avançando ou recuando.
Muito usado para evitar um ataque ou momentaneamente aparecer próximo ao seu oponente.

ATAQUE PODEROSO: Aperte C e D juntos

Assim seu personagemirá fazer um golpe que causa um bom dano e irá jogar o oponente longe. Esse golpe é um pouco lento mas é bem útil e pode ser desferido no ar também.

SISTEMA DE GOLPES ESPECIAIS

DESPERATION MOVE (DM - Especial)

Pode ser executado se, e somente se, houver no mínimo uma barra no seu ESTOQUE ou uma ativada.

Causa mais dano que os golpes comuns (na grande maioria dos casos) e pode-se identificá-lo pelo brilho azul que dá na tela na ocasião da execução.

SUPER DESPERATION MOVE (SDM - Especial Duplo)

Você somente pode fazer o SDM de seu personagem quando você possuir no mínimo UMA BARRA ATIVADA E UMA NO ESTOQUE.

Causa mais dano que o DM e pode-se identificá-lo pelo brilho vermelho que dá na tela na ocasião da execução

Se você fizer um SDM quando a barra está totalmente carregada e a energia de seu personagem está piscando, o SDM causará mais danos que o normal.

HIDDEN SUPER DESPERATION MOVE (HSDM - Especial Secreto)

Popularmente conhecido como "secreto", "terceirão", "fodão", "máximo", "bizarro", entre outros, o HSDM um golpe que só pode ser feito com 1 barra ativada, mais de 1 no estoque e a barra de energia do personagem que irá executá-lo menor ou igual a 20% da barra de energia.Confira a tabela a seguir e, se desejar, faça o download do arquivo para WinKawaks.

Personagem
Tipo
Comando
Input
     
Andy
NORMAL
2x + A+C, B+C+D
Angel
Anti-aéreo
+ B+D, B+C+D
Athena
NORMAL
, A+B+C+D ,D, C, B, D, C,B,A, , A+B ou B+C
Benimaru
NORMAL
+ A, B, C ou D
Billy
Contra-Ataque
, B+D
Chang
SEM DEFESA*1
B, A, , C, A
Chin
NORMAL
2x , B+D
Choi
SEM DEFESA
No ar, 2x , A+C
Chris
Transformação
 2x , A+C
Chris Orochi
NORMAL
 D,C,,C,D
Clark
AGARRÃO
 2x , B+D
Daimon
SEM DEFESA
 ,, B+C
Iori
SEM DEFESA
 ,,, A+C
Joe
NORMAL
 2x , B+D
K9999
NORMAL
 4x NO AR / On Air
K'
AGARRÃO
 , C ~ A ****
Kensou
NORMAL
2x , B+D
Kim
AGARRÃO
 ,, A+B+C+D
Kula
NORMAL
A+C, B+D, A+B+C
Kusanagi
NORMAL
 2x , A+C
Kyo
AGARRÃO
 2x , A+C
Leona
NORMAL *2
 , D+B
Mai
NORMAL
 D, B, C, C,
Mary
AGARRÃO
 , +B+D
Mature
NORMAL
 , D , C, B,
Maxima
AGARRÃO
 , B, C, , C
May Lee
NORMAL*3
 , B, C, , C
Ralf
NORMAL
 , A+D
Ramon
NORMAL
 , A+C
Robert
SEM DEFESA
 , B+D
Rugal
SEM DEFESA*4
 2x , A+C
Ryo
NORMAL
2x  , A+C
Seth
AGARRÃO
 ,, A+C
Shermie
AGARRÃO
 2x , B+D
Shermie Orochi
NORMAL *5
 B, A,, A, + X*5
Takuma
Contra-Ataque
 , A+C
Terry
NORMAL
 2x , A+C
Vanessa
NORMAL
 , , A+C
Vice
AGARRÃO
 , +A+C
Whip
SEM DEFESA
 , B, C, , C
Yamazaki
AGARRÃO
 2x , B+D
Yashiro
NORMAL
 , B+D
Yashiro Orochi
SEM DEFESA*6
 B,D,A, A+B+C
Yuri
NORMAL
 ,,, B+D


*1 -> A forma mais simples forma de escapar é agarrando o Chang.

*2 ->
O HSDM só pode ser executado na versão OROCHI de Leona.

*3 ->
Só é executado na segunda pose de luta. As poses são alternadas apertando A+B+C.

*4 ->
Só não podem ser defendidas as magias negras!

*5 ->
Substitua X por qualquer botão (A, B, C ou D).
O raio nao tem nada a ver com o botão e  você pode acabar tomando, assim, perdendo a batalha.

*6 ->
Nao adianta bater nele... nenhum golpe pode parar o HSDM.


**** ->
No HSDM do K', o comando ~ indica q um botão deve ser apertado logo após o outro.

DICAS E TRUQUES

ESCOLHA ALEATÓRIA DOS PERSONAGENS

Na tela de seleção de personagens segure start e aperte qualquer botão.

Se enquanto segurar start, a alavanca for direcionada para qualquer lado, será escolhido um trio completo aleatoriamente quando pressionar um botão.

CONTROLANDO OS OROCHIS

Para controlar Yashiro, shermie e chris "malignos", segure Start em cima de qualquer um deles e selecione-os com qualquer botão.

CONTROLE KUSANAGI

Para controlar Kusanagi, coloque o cursor em cima do Kyo e faça a sequência:

CIMA, BAIXO,
ESQUERDA, DIREITA,
BAIXO, CIMA,
DIREITA, ESQUERDA.

Obs.: Kusanagi ficará disponível no lugar do Kyo, mover o direcional desfaz o truque e só será possível selecionar 1 deles.

PERSONAGENS TONTOS

Para tontear os personagens na tela de seleção de ordem, rode o controle 70 vezes no sentido anti-horário, e os personagens vão ficar tontos e cair no chão. Seja rápido!

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